Hoje vamos falar sobre a planta Agerato, cujo nome científico é Ageratum e, a espécie mais famosa é o Ageratum houstonianum, também conhecido como Celestina.
Neste artigo vamos falar principalmente sobre o Ageratum houstonianum (foto abaixo), pois, essa é de longe a espécie mais cultivada desse gênero.
Um dos grandes diferenciais desta planta são suas flores azuis, esta cor não é facilmente encontrada em plantas e, por isso, pode ser um grande diferencial em seu jardim.
Além disso, como você verá nesse artigo:
- O agerato é de fácil cultivo;
- Pode ser plantado em diversos locais diferentes;
- É utilizado em buquês e arranjos florais.
Gostou? Então continue lendo este artigo para aprender ainda mais sobre essa planta que vem chamando a atenção de diversos cultivadores.
Uso Decorativo do Agerato
O agerato é conhecido por suas flores lindas e felpudas, que, junto com suas cores vibrantes, cria uma textura aveludada encantadora ao jardim.
Graças a essa característica, essa planta se torna uma escolha popular para canteiros de jardim, onde suas flores podem se destacar.
Além dos canteiros, o agerato é versátil o suficiente para ser cultivado com sucesso em vasos, oferecendo uma opção adicional para integrar essa beleza em espaços menores ou mesmo em áreas mais específicas do jardim.
Também podemos encontrar o agerato sendo utilizado em vasos com água ou em arranjos florais.
Como Cuidar
O agerato é uma planta de fácil cultivo que normalmente é cultivada a partir de sementes ou mudas.
Como seu habitat natural são regiões mais quentes, o ideal é cultivá-la em locais onde a temperatura é maior, mas, ela também se adapta a locais mais frios, como o sul do Brasil.
Veja abaixo algumas dicas para cultivá-la.
Localização e Iluminação
O cultivo do agerato deve ser feito em um local com meia sombra ou sol direto.
Caso você viva em ambientes muito quentes, o cultivo onde ela recebe proteção do sol direto durante os momentos mais quentes do dia é ideal.
Agora, caso você viva em ambientes muito frios, cultivá-la sob o sol direto é a melhor opção.
Solo Adequado
Como ela é plantada diretamente na terra, o solo deve ter bastante matéria orgânica e uma boa drenagem.
Solos muito propensos a encharcamentos podem atrapalhar o desenvolvimento da planta.
Como Regar
Assim como samambaias, cactos, bonsais, e praticamente todas as plantas que você pode cultivar, a frequência de rega pode variar com base em diversos fatores.
- Temperatura
- Umidade
- Ventilação
- Solo que a planta é cultivada
- Entre vários outros fatores
Por isso, não existe uma regra sobre de quanto em quanto tempo você deve regar seu agerato.
O ideal, é fazer o seguinte:
Busque manter o solo sempre úmido, mas evite que ele se encharque.
Temperatura
Como dito anteriormente, essa é uma planta que prefere um clima quente.
Mas, ela também pode ser cultivada em locais mais frios, como o sul do Brasil, desde que seja protegida contra geadas.
O ideal é oferecer temperaturas entre 20 a 25 °C (68 a 77 °F) para esta planta, podendo tolerar temperaturas um pouco mais altas ou baixas.
Como Adubar
O Agerato pode ser adubado com fertilizantes líquidos ou com compostos orgânicos.
Ambas opções vão ajudar no desenvolvimento e na floração de sua planta, apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade.
Como Plantar e Multiplicar
A reprodução do agerato através de sementes ou mudas pode ser feita durante o inverno ou o início da primavera.
As sementes devem ser plantadas em um solo com muito material orgânico, devem ser protegidas de temperaturas extremas, especialmente geadas.
Você também pode adubar o solo com material orgânico ou um adubo químico (NPK 4-14-8).
Em relação as mudas, você pode comprá-las ou gerá-las por sementes da maneira descrita acima. E, para plantá-las no chão, siga o passo a passo abaixo:
- Escolha um local bem iluminado com solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica.
- Abra covas no solo, cada uma do tamanho do torrão da muda do Agerato.
- Coloque cada muda cuidadosamente nas covas preparadas, garantindo que o topo da bola de raiz fique nivelado com o solo.
- Preencha as covas ao redor das mudas com a terra retirada, pressionando suavemente para fixar o solo ao redor das raízes.
- Após o plantio, regue abundantemente para garantir a hidratação adequada das mudas.
- Se estiver plantando o agerato para compor bordas, posicione as mudas de forma a permitir que plantas mais altas cresçam atrás delas.
Agora que você já aprendeu a cultivar esta planta, continue lendo para entender sobre sua floração, características e propriedades medicinais.
Características
O Agerato é nativo do México, América Central e alguns países da América do Sul, podendo ser encontrado especialmente em regiões mais quentes.
Com cerca de 60 espécies catalogadas, o gênero Ageratum pertence a família Asteraceae e, sua única espécie normalmente cultivada para fins decorativos é a Ageratum Houstonianum.
Abaixo estão algumas informações mais detalhadas sobre essa planta:
- Altura: normalmente varia de 30 a 70cm, mas pode chegar até 90cm.
- Folhas: têm formato oval e bordas serrilhadas, o que as faz parecer delicadas.
- Flores: as primeiras flores aparecem no final da primavera até o início do verão, elas possuem uma forma de funil e podem ser de diversas cores que vão do lilás e violeta até azul e branco. Além disso, elas ajudam a atrair borboletas e abelhas para seu jardim.
Além dessas características, o Agerato desenvolveu uma defesa contra insetos em que produz um composto que atrapalha as funções dos insetos, evitando assim que muitos deles se reproduzam.
Espécies e Variedades:

Além de ser a espécie mais famosa do gênero, o Ageratum Houstonianum também possui algumas variedades que valem o destaque neste texto:
- Ageratum Houstonianum ‘Hawaii White’ – flores brancas
- Ageratum Houstonianum ‘Hawaii Blue’ – flores azuis
- Ageratum Houstonianum ‘Blue Danube’ – é uma variedade menor com flores azuis ou roxas
Essas são apenas algumas das diversas variedades que essa espécie possui.
Além dessa espécie, o gênero Ageratum possui mais de 60 espécies. Abaixo estão algumas que se destacam:
- Ageratum conyzoides
- Ageratum fastigiatum
- Ageratum maritimum
- Ageratum littorale
Propriedades Medicinais
Conhecida popularmente como Mentrasto, a espécie Ageratum conyzoides é utilizada pela medicina em vários casos:
Na medicina popular é bastante utilizada como inseticida, purgante, antitérmico, anti-inflamatório, analgésico, anestésico, tratamento de úlceras, diarreia hemorragia e distúrbios mentais. Após a inclusão da droga vegetal na lista da Central de Medicamentos, e subsequente verificação de sua eficácia analgésica e anti-inflamatória, o seu uso tem aumentado, bem como outras investigações de seu uso através de pesquisas laboratoriais
Fonte: https://www.sbpmed.org.br/admin/files/papers/file_nNPRlIh07zGC.pdf
Outra dúvida comum é se o Mentrasto (Ageratum conyzoides) pode ser venenoso. Abaixo está a resposta que encontrei em um documento da Universidade Federal de Campina Grande.
No Brasil também é conhecida por outros nomes populares: erva-de-sãojoão, picão-roxo, catinga-de-bode, Mentrasto. É uma planta Medicinal indicada como: antirreumática, antidiarreico, antinflamatória, tônica, útil contra resfriados. Sendo utilizada toda a parte da planta. Só apresentando toxicidade quando ingerida em grandes quantidades (BARRACA, 1999).
Fonte: dspace.sti.ufcg.edu.br
Já o agerato mais famoso (Ageratum houstonianum) é considerado venenoso para animais que pastam, causando lesões hepáticas.
Conclusão
O Ageratum houstonianum é uma planta muito interessante para se cultivar em seu jardim, especialmente devido a coloração de suas flores.
Sem dúvidas, essa planta de fácil cultivo vai trazer um toque único para sua coleção de plantas e, é uma ótima opção para qualquer cultivador.
Veja também:
- Almeirão Roxo – Como Cuidar, Plantar e Seus Benefícios
- Açucena do Brejo – Suas Características e Como Cultivar
- Tudo sobre Columeias: Tipos, Como Cuidar e Fazer Mudas
Gostou deste texto? Então deixe um comentário abaixo falando um pouco sobre sua história com essa planta, e, também o compartilhe em suas redes sociais.
Até a próxima!